sexta-feira, 27 de abril de 2012

Soluções

RELATÓRIO - SOLUÇÕES
Alunos: Luis Henriques Macedo & Brendon Roses.
Turma 21 – Professor Júlio César

No dia 23 de maio de 2012, fora guiada ao laboratório pelo professor Júlio César, a turma 21, para realização de uma experiência, relacionando os três tipos soluções - Insaturada, saturada e supersaturada - para que, com tal experiência, que tem seu foco em evidenciar como são os três graus das soluções, os alunos visualizassem melhor como são.
Para a realização da experiência, foi utilizado três copos com capacidade para no mínimo 200 ml, valor que foi estipulado para todos alunos, um refresco em pó (o soluto, que será misturada com a água formando uma solução, e uma balança de precisão.
            Sabe-se já que devemos usar 200 ml (0,2L) de água, porém precisamos saber a quantidade de soluto à ser utilizada. Para descobrirmos a quantidade do soluto, devemos repartir para três copos a quantidade total da massa do soluto, já que a ideia proposta pelo professor era de se ter os três tipos de soluções. Com a balança de precisão, mede-se a quantidade de soluto à ser misturada.
            Se para cada 30g faz-se 1 litro de suco, logo:
CS = 5g/0,2l - Solução insaturada
CS = 10g/0,2l - Solução saturada
CS = 15g/0,2l - Solução supersaturada
             Para a solução saturada, usou-se 10g do soluto, adicionados a 0,2 L de água.
            Para a solução insaturada, deve-se usar quantidade menor, como foi usado todo o conteúdo do pacote do soluto, para a experiência, a quantidade usada foi de 10g.
            E para uma solução supersaturada, usou-se uma quantidade maior, a quantidade usada foi de 15g.



 FOTOS DA EXPERIÊNCIA:

SOLUÇÃO INSATURADA (CS = 5G/0,2L)

SOLUÇÃO SUPERSATURADA (CS = 15G/ 0,2L)

 SOLUÇÃO SATURADA (CS = 10G/0,2L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário